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2
JUN

2025
Data de Início
02/06/2025
Data de Fim
18/06/2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Informação sobre a edição do curso Marketing Visual - Canva
Duração
21 horas
Dias
6
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 5
Nível Final
Nível 5
Área de Formação

Marketing e Publicidade

Observações

Valor
- Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Apoios aos Formandos
- Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
- Seguro de acidentes pessoais;

Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Recursos/ Requisitos
- Os formandos deverão ter os seguintes equipamentos, para poderem frequentar a formação:
- Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone);
- Terá que instalar o Programa Zoom, para poder assistir às sessões.

Certificação
- Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Datas de Realização

Junho de 2025
Dias: 2, 4, 9, 11, 16 e 18

Condições de Inscrição

Destinatários
Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, preferencialmente da Região Centro (exceto Empresários em Nome Individual, residentes dos Arquipélagos da Madeira e Açores e trabalhadores da Administração Pública, com exceção dos sindicalizados), com pelo menos o 12ºano de escolaridade.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:
- Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
- Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
- Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
- Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Objetivos Específicos

- Compreender e aplicar princípios de design e estratégias de marketing visual para criar campanhas coerentes e alinhadas com os objetivos de comunicação de determinada marca, garantindo que o conteúdo produzido seja visualmente apelativo e eficaz em captar a atenção do público;
- Dominar a plataforma Canva de forma a criar uma variedade de conteúdos visuais, incluindo posts para redes sociais, apresentações, flyers, infográficos e outros materiais de marketing que se destacam pela criatividade e impacto visual;
- Adaptar e otimizar conteúdos visuais para diferentes plataformas digitais, maximizando o potencial de engagement e conexão com o público-alvo.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução ao Canva
Navegação e funcionalidades básicas
Exploração de modelos e personalizações
Gestão de projetos e organização de ficheiros
2.Fundamentos de Design Gráfico
Princípios de design: cor, tipografia e layout
Uso de imagens e ilustrações no marketing visual
Criar identidades visuais consistentes para a marca
3.Criação de Conteúdos para Redes Sociais
Desenho de posts, stories e banners
Adaptação de conteúdos para diferentes redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.)
Melhores práticas para conteúdos virais e de alta conversão
4.Design de Materiais de Marketing Tradicional
Criação de flyers, cartazes e brochuras
Como criar apresentações de impacto
Design de infográficos para comunicação visual de dados
5.Projeto Final
Desenvolvimento de um projeto de marketing visual

Avaliação

- Avaliação contínua de participação em sessão, com realização de um teste escrito e/ou prático.
- Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% da duração total da Ação de Formação.

Conteúdo PDF
Metodologia

- A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
- Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
- Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
- Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.