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6
MAR

2025
Data de Início
06/03/2025
Horário
19:15 ás 23:00
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Tipo de Formação
Formação à Distância
Informação sobre a edição do curso Introdução à Cibersegurança | UFCD 9188
Duração
25 horas
Dias
8
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 5
Nível Final
Nível 5
Área de Formação

Ciências Informáticas

Observações

Valor
- Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Apoios ao Formando
- Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
- Seguro de Acidentes Pessoais;

Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Recursos / Requisitos
- Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone).

Certificação
- Certificado de Formação Profissional.

Condições de Inscrição

Destinatários
Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, preferencialmente da Região Centro (exceto Empresários em Nome Individual, trabalhadores da Administração Pública, com exceção dos sindicalizados e residentes dos Arquipélagos da Madeira e Açores), com pelo menos o 12ºano de escolaridade.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:
- Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
- Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
- Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
- Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Objetivos Específicos

- Identificar os fundamentos da Cibersegurança.
- Reconhecer os diferentes tipos de ameaças cibernéticas.
- Reconhecer o perfil e a motivação dos ataques cibernéticos.
- Desenvolver mecanismos de proteção do local de trabalho face aos diferentes tipos de malware's.

Conteúdos Programáticos

1.Ameaças cibernéticas
BOTNETS
Ciber-espionagem
Armas cibernéticas
Internet banking
Mobile malware

2.Mercado negro da internet

3.Spam e phishing

4.Classes populares de malware
Bankers (PC, dispositivos móveis, pontos de venda, ATM)
Mobile
Exploits
Ransoms
Spies

5.Técnicas modernas de distribuição de ameaças

6.Armas cibernéticas – ameaças avançadas persistentes (APT) e ameaças industriais

7.Segurança contra ameaças cibernéticas no posto de trabalho

Avaliação

- Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Conteúdo PDF
Metodologia

- A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
- Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
- Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
- Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.