Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
29
ABR

2025
Data de Início
29/04/2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
Plataforma Mestreclique | Teams
Informação sobre a edição do curso Gestão do Stress do Profissional | UFCD 7229
Horário
Das 19:15 às 22:15
Duração
25 horas
Início
29/04/2025
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
Plataforma Mestreclique
Teams

-
Área de Formação

Comércio

Observações

Valor

Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).
Apoios ao Formando


Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
Seguro de Acidentes Pessoais;
Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Recursos / Requisitos
Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone).
Certificação
Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência

Objetivos Específicos

1. Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
2. Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
3. Caracterizar o conceito de emoção.

Conteúdos Programáticos

1. O Stress
Conceito de stress
Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
Sinais e sintomas
Consequências negativas do stress
Medidas preventivas
Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
Como lidar com situações de agonia e sofrimento
Técnicas de autoproteção

2. As emoções
Conceito de emoção
Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
Estratégias de gestão das emoções

Avaliação

O sistema de avaliação pretende proporcionar a identificação da medida em que o ambiente pedagógico se revela adequado à situação concreta de ensino/aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem será efetuada de forma sistemática e progressiva em função dos objetivos e dos momentos da formação. Implementação de uma avaliação diagnóstica, para avaliar conhecimentos prévios dos formandos; de uma avaliação formativa, para avaliar a progressão dos formandos ao longo da formação; e de uma avaliação sumativa para, no final, se apurarem os resultados da aprendizagem.
No final do curso é solicitado aos formandos que respondam a um questionário que avaliará o processamento de formação e o desempenho do formador e da entidade formadora.
Aos formadores é solicitado que respondam a dois questionários. Um para avaliar a aprendizagem dos formandos. Outro para avaliar o processo de formação.

Esquematicamente:
Avaliação de Reação: No final da ação
Avaliação da Aprendizagem – Diagnóstica, Formativa e Sumativa;
Principais Instrumentos: - Interesse/motivação demonstrada, participação oral, pontualidade/assiduidade, integração/interação com o grupo, aquisição de conhecimentos, aplicação de conhecimentos em novas situações e o resultado dos testes/fichas da avaliação quantitativa
Avaliação do Impacto da Formação - Aplicação de questionário após 4 semanas do término do curso, aferindo da aplicação, das competências adquiridas, no posto de trabalho.

Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Metodologia

A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem;
Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos;
Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.;
Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.