O sistema de avaliação pretende proporcionar a identificação da medida em que o ambiente pedagógico se revela adequado à situação concreta de ensino/aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem será efetuada de forma sistemática e progressiva em função dos objetivos e dos momentos da formação. Implementação de uma avaliação diagnóstica, para avaliar conhecimentos prévios dos formandos; de uma avaliação formativa, para avaliar a progressão dos formandos ao longo da formação; e de uma avaliação sumativa para, no final, se apurarem os resultados da aprendizagem.
No final do curso é solicitado aos formandos que respondam a um questionário que avaliará o processamento de formação e o desempenho do formador e da entidade formadora.
Aos formadores é solicitado que respondam a dois questionários. Um para avaliar a aprendizagem dos formandos. Outro para avaliar o processo de formação.
Esquematicamente:
Avaliação de Reação: No final da ação
Avaliação da Aprendizagem – Diagnóstica, Formativa e Sumativa;
Principais Instrumentos: - Interesse/motivação demonstrada, participação oral, pontualidade/assiduidade, integração/interação com o grupo, aquisição de conhecimentos, aplicação de conhecimentos em novas situações e o resultado dos testes/fichas da avaliação quantitativa
Avaliação do Impacto da Formação - Aplicação de questionário após 4 semanas do término do curso, aferindo da aplicação, das competências adquiridas, no posto de trabalho.
Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.