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20
FEV

2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
AEBB | Proença-a-Nova
Informação sobre a edição do curso Gestão do Stress do Profissional | UFCD 7229
Horário
Das 19:15 às 22:15
Duração
25 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
AEBB
Proença-a-Nova
Casa das Associações - Lg Dr Pedro da Fonseca, S/N
6150-518 PROENÇA-A-NOVA
Apresentação


Observações

Valor

  • Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Apoios ao Formando

  • Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
  • Seguro de Acidentes Pessoais;
Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Recursos / Requisitos
  • Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone).
Certificação
  • Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência

Condições de Inscrição

Destinatários

Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, preferencialmente da Região Centro (exceto Empresários em Nome Individual, trabalhadores da Administração Pública, com exceção dos sindicalizados e residentes dos Arquipélagos da Madeira e Açores), com pelo menos o 9ºano de escolaridade.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:

Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;

  • Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
  • Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
  • Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Objetivos Específicos

1. Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
2. Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
3. Caracterizar o conceito de emoção.

Conteúdos Programáticos

1. O Stress
Conceito de stress
Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
Sinais e sintomas
Consequências negativas do stress
Medidas preventivas
Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
Como lidar com situações de agonia e sofrimento
Técnicas de autoproteção

2. As emoções
Conceito de emoção
Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
Estratégias de gestão das emoções

Avaliação

  • Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Metodologia

  • A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem;
  • Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos;
  • Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.;
  • Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.