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Gestão de Conflitos | UFCD 1531
Duração
25.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso
Gestão de Conflitos | UFCD 1531
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Edições do curso
Data de Início
24/09/2025
Data de Fim
17/10/2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
CIES - Centro de Instalação de Empresas e Serviços
Tipo de Formação
Formação Presencial
Inscrever
Detalhes
Condições de Inscrição
Destinatários
Esta formação destina-se a adultos (residentes na região)
com idade igual ou superior a 18 anos,
sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e independentemente da sua situação face ao emprego,
com pelo menos o 9ºano de escolaridade.
Objectivos Específicos
Gerir conflitos.
Metodologia
A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.
Conteúdos Programáticos
Efeitos positivos e negativos dos conflitos
Causas dos conflitos
Causas de tensões
Comunicação assertiva
Modos de lidar com conflitos
Competências de análise e diagnóstico de situações
Componentes da gestão emocional
Quadro de competência emocional
Caracterização, conceito e tipologia da negociação
O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
Gestão construtiva de desacordos
Avaliação
Avaliação
O sistema de avaliação pretende proporcionar a identificação da medida em que o ambiente pedagógico se revela adequado à situação concreta de ensino/aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem será efetuada de forma sistemática e progressiva em função dos objetivos e dos momentos da formação. Implementação de uma avaliação diagnóstica, para avaliar conhecimentos prévios dos formandos; de uma avaliação formativa, para avaliar a progressão dos formandos ao longo da formação; e de uma avaliação sumativa para, no final, se apurarem os resultados da aprendizagem.
No final do curso é solicitado aos formandos que respondam a um questionário que avaliará o processamento de formação e o desempenho do formador e da entidade formadora.
Aos formadores é solicitado que respondam a dois questionários. Um para avaliar a aprendizagem dos formandos. Outro para avaliar o processo de formação.
Esquematicamente:
Avaliação de Reação
: No final da ação;
Avaliação da Aprendizagem:
Diagnóstica, Formativa e Sumativa;
Principais Instrumentos:
Interesse/motivação demonstrada, participação oral, pontualidade/assiduidade, integração com o grupo, aquisição de conhecimentos, aplicação de conhecimentos em novas situações e o resultado dos testes/fichas da avaliação quantitativa;
Avaliação do Impacto da Formação:
Aplicação de questionário após 4 semanas do término do curso, aferindo da aplicação, das competências adquiridas, no posto de trabalho.
Certificação
Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo
Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência
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