Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Projeto de Formação e Ação de Transformação Digital

Edições do curso

Data de Início
09/01/2025
Data de Fim
31/08/2025
Duração
90 horas
Local de Formação
AEBB
Castelo Branco
Tipo de Formação
Formação Presencial e Distância

Data de Início
11/02/2025
Data de Fim
31/08/2025
Duração
90 horas
Local de Formação
AEBB
Castelo Branco
Tipo de Formação
Formação Presencial e Distância
Duração
90.0 horas
Observações

Público Alvo:
Gestores e dirigentes de empresas, associações empresariais e entidades da economia social.
Quadros técnicos superiores com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão.

Objectivos

Capacitar líderes e gestores para impulsionar a transformação digital nas suas organizações, independentemente do seu nível de proficiência digital.Promover a diversidade de género e apoiar gestores e dirigentes sub-representados em termos de sexo.Apoiar gestores e dirigentes de micro, pequenas e médias empresas na transformação digital.Contribuir para a melhoria da produtividade, competitividade e qualificação digital das organizações

Objectivos Específicos

  • Fomentar as competências digitais dos trabalhadores, dos gestores e dos dirigentes, nomeadamente dos menos qualificados, como fator de inclusão socioprofissional; 
  • Alargar a oferta de formação profissional na área digital, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida dirigida a trabalhadores, gestores e dirigentes, incluindo uma aposta na formação de formadores para esta área; 
  • Prevenir o risco de desemprego tecnológico e contribuir para a melhoria das condições de progresso e mobilidade profissional, nomeadamente para empregos específicos da área digital, em particular através da reconversão profissional; 
  • Contribuir para a implementação da mudança nos processos de gestão com o apoio do digital, relevantes de forma transversal a um ou vários setores de atividade económica que permitam, designadamente implementar novos sistemas de informação de apoio aos processos de decisão e novas estratégias organizacionais.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

1. COMPONENTES FORMATIVAS:

 PERCURSO FORMATIVO – 50h

  1. Transformação digital da empresa - 10 horas
  2. Cultura organizacional e liderança - 8 horas
  3. Data driven organisation - 8 horas
  4. Marketing Digital e Social Media - 8 horas
  5. Confiança e segurança - 8 horas
  6. Soluções tecnológicas de transição digital - 8 horas

 Regime Formação:  Presencial/Misto

 

PLANOS DE AÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (PATD) – 40H

Conceção/Criação PATD – 16 Horas

 Este módulo visa orientar os participantes na conceção e criação de Planos de Ação de Transformação Digital (PATD) para as suas organizações:

   - A maturidade e proficiência digital como fator de competitividade das organizações - 4 horas

   - Ações de transformação digital: Diagnóstico e identificação de necessidades - 4 horas

   - Estudo e formulação de planos de ação de transformação digital - 4 horas

   - Elaboração de planos de ação de transformação digital - 4 horas

Regime Formação: Presencial

 

Implementação PATD – 24 Horas ( 4 a 6 meses)

 Incide na monitorização do progresso e eventuais reajustes das ações. Apoia os formandos na implementação de um sistema interno de monitorização e acompanhamento das ações, com eventuais reajustes e política de melhoria contínua.

Este bloco tem como objetivo orientar os participantes na implementação eficaz dos Planos de Ação de Transformação Digital (PATD) criados anteriormente.

   - Implementação de planos de ação de transformação digital - 4 horas

   - Transformação Digital: Estratégias de Comunicação e Colaboração - 4 horas

   - Monitorizar e avaliar a implementação de ações de transformação digital - 4 horas

   - Melhoria Contínua na Transformação Digital - 4 horas

   - Transformação Digital:  Metodologia PDCA e melhoria contínua - 4 horas

   - Ações de transformação digital: Benchmarking e partilha de boas práticas - 4 horas

Regime Formação: Misto


WORKSHOPS:

Workshop 1 – Metodologias de suporte àimplementação de uma tecnologia numa empresa (2 horas)

Workshop 2 – A Transformação Digital nosetor do comércio (2 horas)

RegimeFormação: Misto

 

Nota:estes workshops são de frequência opcional por parte dos formandos e serãoabertos a toda a comunidade a nível nacional.