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19
JUL

2025
Horário
Das 9:00 às 18:30
Tipo de Horário
Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
AEBB | Tortosendo
Tipo de Formação
Formação Presencial
Informação sobre a edição do curso Cuidados de Saúde Primários para Crianças e Jovens | UFCD 9641
Duração
25 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
AEBB
Tortosendo
Parque Industrial do Tortosendo Lote 60
6200-823 TORTOSENDO
Observações

Valor

  • Participação gratuita (Formação financiada é cofinanciada  pela União Europeia e pelo Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão (Pessoas2030), do Portugal 2030.

Apoios aos Formandos

  • Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
  • Seguro de acidentes pessoais;

Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Condições de Inscrição

Destinatários

  • Esta formação destina-se a adultos (residentes na região) com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e independentemente da sua situação face ao emprego, com pelo menos o 9ºano de escolaridade.

Objetivos Específicos

  • Identificar os determinantes da promoção da saúde e prevenção da doença.
  • Identificar os principais problemas de saúde da criança e do jovem.
  • Implementar medidas de prevenção e atuação em situação de doença.

Conteúdos Programáticos

  • Conceito de saúde
  • Abordagem holística da saúde
  • Capacitação dos cuidadores
  • Saúde mental e prevenção da violência
  • Alimentação saudável
  • Atividade física
  • Mobilidade segura e sustentável
  • Alteração do estado de saúde - sinais
  • Prevenção de comportamentos aditivos e dependências
  • Estratégias de promoção da inclusão de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais
  • Desenvolvimento de competências sociais e emocionais para a tomada de decisões responsáveis em saúde
  • Plano Nacional de Vacinação
  • Estratégias de atuação do/a cuidador/a em casos de doenças não transmissíveis e doenças transmissíveis
  • Medidas de prevenção e atuação
    • Alterações respiratórias
    • Alterações gastrointestinais
    • Casos de desidratação
    • Febre/convulsões
    • Parasitoses
    • Intoxicações
    • Infeções urinárias
    • Pediculose
    • Doenças infeto-contagiosas
    • Outras
  • Medidas de prevenção e atuação para crianças e jovens com necessidades de saúde específicas
    • Criança e jovem com doença crónica complexa
    • Criança e jovem com doença aguda
    • Criança e jovem com alergias e intolerâncias alimentares
    • Criança e jovem com diabetes
  • Evicção escolar
  • Linhas de aconselhamento de saúde
    • Linha de saúde 24
    • Outras linhas de apoio e aconselhamento

Avaliação

Avaliação

  • Avaliação contínua de participação em sessão, com realização de um teste escrito e/ou prático.
  • Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% da duração total da Ação de Formação.

Certificação

  • Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Metodologia

  • A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
  • Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
  • Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
  • Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da  preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.