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Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
AEBB | Tortosendo
Tipo de Formação
Formação Presencial
Informação sobre a edição do curso Gestão do Tempo e Organização do Trabalho | UFCD 0382
Duração
25 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
AEBB
Tortosendo
Parque Industrial do Tortosendo Lote 60
6200-823 TORTOSENDO
Local
AEBB
Tortosendo
Condições de Inscrição

Esta formação destina-se a adultos (residentes na região) com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e independentemente da sua situação face ao emprego, com pelo menos o 9ºano de escolaridade.

Objetivos

Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional. Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal.

Conteúdos Programáticos

  • Gestão do tempo
    • Auto-avaliação na gestão do tempo
      • Tempo como recurso
        • Leis e princípios de gestão de tempo
          • Identificação de características pessoais
            • Análise de desperdiçadores de tempo
            • Planeamento na gestão do tempo
              • Determinar metas e objectivos
                • Elaboração de planos detalhados, diários e semanais
                  • Utilização de check-lists
                    • Definição e gestão de prioridades
                    • Técnicas de gestão do tempo
                      • Organização do dia de trabalho
                        • Agrupamento de tarefas
                          • Controlo das interrupções e dos telefonemas
                            • Utilização da agenda como recurso estratégico
                              • Optimização das novas tecnologias
                            • Organização do trabalho
                              • Trabalho em equipa
                                • Organização e condução de reuniões
                                  • Produção de resultados através de reuniões
                                    • Delegação de tarefas à equipa de apoio comercial
                                    • Plano de ação pessoal
                                  • Avaliação

                                    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. 
                                    Os critérios a utilizar deverão ser:
                                    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
                                    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. 
                                    O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

                                    Avaliação contínua de participação em sessão, com realização de um teste escrito e/ou prático.

                                    Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% da duração total da Ação de Formação.

                                    Metodologia

                                    A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
                                    Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
                                    Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
                                    Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo