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Horário
A definir
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
AEBB | Tortosendo
Tipo de Formação
Formação Presencial
Informação sobre a edição do curso Inteligência Emocional | UFCD 9208
Duração
25 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
AEBB
Tortosendo
Parque Industril do Tortosendo Lote 60
6200-823 TORTOSENDO
Observações

Valor
  • Participação gratuita (Formação financiada é cofinanciada  pela União Europeia e pelo Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão (Pessoas2030), do Portugal 2030.

Apoios aos Formandos
  • Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
  • Seguro de acidentes pessoais;
Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Condições de Inscrição

Destinatários
  • Esta formação destina-se a adultos (residentes na região) com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e independentemente da sua situação face ao emprego, com pelo menos o 9ºano de escolaridade.

Recursos/ Requisitos (Formação e-learning)
Os formandos deverão ter os seguintes equipamentos, para poderem frequentar a formação:
  • Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone);
  • As sessões serão transmitidas através do Microsoft Teams.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiencia positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Conteúdos Programáticos

1. Estilos de relacionamento interpessoal

  • Passivo
  • Agressivo
  • Manipulador
  • Assertivo
2. Inteligência emocional
  • Funcionamento da inteligência emocional
  • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
  • Competências emocionais
  • Desenvolvimento das competências emocionais
  • O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
  • Experiência positiva no cliente
  • Ciclo experiencial do cliente
  • Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
3. Características de um assistente
  • Perfil de um assistente
  • Missão do serviço ao cliente
4. Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
  • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar 
  • Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
  • Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
5. Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
6. O reforço da capacidade de dinamização de grupos
  • Estratégias de motivação de grupos
  • Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

Avaliação

Avaliação
  • Avaliação contínua de participação em sessão, com realização de um teste escrito e/ou prático.
  • Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% da duração total da Ação de Formação.
Certificação
  • Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Metodologia

  • A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem.
  • Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos.
  • Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.
  • Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo