Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
5
MAI

2025
Data de Início
05/05/2025
Data de Fim
29/05/2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Informação sobre a edição do curso Excel Pro | UFCD 5081
Duração
25 horas
Dias
8
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 5
Nível Final
Nível 5
Área de Formação

Ciências Informáticas

Observações

Valor
- Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Apoios ao Formando
- Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
- Seguro de Acidentes Pessoais;

Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Certificação
- Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Datas de Realização

Maio de 2025
Dias: 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 29.

Condições de Inscrição

Destinatários
Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, preferencialmente da Região Centro (exceto Empresários em Nome Individual, trabalhadores da Administração Pública, com exceção dos sindicalizados e residentes dos Arquipélagos da Madeira e Açores), com pelo menos o 12ºano de escolaridade.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:
- Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
- Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
- Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
- Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Objetivos Específicos

- Conhecer a filosofia de trabalho numa folha de cálculo.
- Efetuar tarefas básicas sobre a folha de cálculo.
- Formatar células, inserir funções.
- Elaborar macros para automatização de tarefas repetitivas.
- Criar e formatar gráficos.
- Criar listas de dados.
- Inserir e formatar objetos na folha de cálculo.
- Aplicar as técnicas de impressão.
- Aplicar os mecanismos de proteção do documento.

Conteúdos Programáticos

1.Configuração de folha de cálculo
2.Noção de folha de cálculo, livro e folha
3.Manipulação/formatação células
Inserção de informação nas células
4.Preparação da folha para impressão, pré-visualização da impressão
5.Formatação de cabeçalho e rodapé
6.Automatização da folha de cálculo
7.Inserção de funções nas células
Fórmulas simples
Fórmulas complexas
8.Utilizar referências
Referências relativas, absolutas e mistas
9.Utilização do Excel como base de dados
Criação listas de dados
Construção de tabelas dinâmicas
Apresentação de dados
Construção e formatação de gráficos
Proteção de dados
10.Folha
11.Célula
12.Livro

Avaliação

- Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Conteúdo PDF
Metodologia

- A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem;
- Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos;
- Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.;
- Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o - Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.