Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
9
DEZ

2024
Data de Início
09/12/2024
Data de Fim
15/01/2025
Horário
Das 19:15 às 22:15
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
AEBB |Castelo Branco
Tipo de Formação
Formação à Distância
Informação sobre a edição do curso Informática Descomplicada: Word + Excel | UFCD 7847
Duração
25 horas
Dias
8
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Área de Formação

Segurança e Higiene no Trabalho

Observações

Valor
- Participação gratuita (Formação financiada pelo IEFP através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Apoios ao Formando
- Pagamento de subsídio de alimentação, no valor diário de 6,00€, caso o formando esteja presente em pelo menos 3 horas de formação diária;
- Seguro de Acidentes Pessoais;

Exceções: Caso o formando se encontre a realizar a formação dentro do horário de trabalho, não tem direito ao subsídio de alimentação, nem ao seguro de acidentes pessoais, uma vez que estes devem ser assegurados pela entidade empregadora.

Recursos/Requisitos
- Computador com internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone).

Datas de Realização

Dezembro de 2024
Dias - 9, 11, 16 e 18.

Janeiro de 2025
Dias - 6, 8, 13 e 15.

Condições de Inscrição

Destinatários

Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, preferencialmente da Região Centro (exceto Empresários em Nome Individual, residentes dos Arquipélagos da Madeira e Açores e trabalhadores da Administração Pública, com exceção dos sindicalizados), com pelo menos o 9ºano de escolaridade.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:
- Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
- Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
- Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
- Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Objetivos Específicos

- Identificar, caracterizar e utilizar, na ótica do utilizador, as principais aplicações informáticas, como meio privilegiado de comunicação.

Conteúdos Programáticos

1.Informática – Conceitos Gerais
2.Operações elementares com o sistema operativo
3.Processamento de texto
3.1.Característicase vantagens do processador de texto
3.2.Criação,gravação e edição de documentos
3.3.Formataçãode documentos
3.4.Impressãode documentos
4.Folha de cálculo
5.Sistema de gestão debase de dados
6.Aplicação deapresentação de diapositivos
7.Internet
7.1.Característicase vantagens da internet
7.2.Pesquisade informação
7.3.Correioeletrónico
7.4.Característicase vantagens do correio eletrónico
7.5.Elaboração,envio, receção e leitura de mensagens de correio eletrónico
8.Gestão de agenda ecalendário
9.Gestão de contactos
10.Gestão de tarefas
11.Utilização da Web2.0 – Wikis, blogs, mash-ups, redes sociais, …

Avaliação

- Após conclusão do curso com aproveitamento os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência.

Conteúdo PDF
Metodologia

- A abordagem pedagógica, considerada suporta-se nos princípios fundamentais da aprendizagem que consideram as realidades organizacionais e as experiências profissionais dos formandos, como variáveis importantes ao longo do processo ensino/aprendizagem;
- Assim, propomos criar as condições necessárias para o desenvolvimento de processos de aprendizagem evolutivos, permitindo os ajustamentos de conteúdo e de processos imprescindíveis à correta apreensão de conhecimentos por parte dos diversos formandos;
- Deste modo, os exercícios e casos apresentados para análise e resolução transcrevem parte das realidades das organizações, proporcionando-se, assim, uma progressão sequenciada (do mais simples para o mais complexo) e prática (do concreto para o abstrato), facilitando a compreensão teórica das temáticas abordadas.;
- Considerando que um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem é o método pedagógico utilizado, este constitui um aspeto no qual o Coordenador e os Formadores intervenientes dispensam o maior cuidado quer ao nível da preparação e enquadramento das intervenções quer ao nível da concertação de metodologias pedagógicas face às finalidades da formação e às características da população alvo.